
O guia que você precisa para evitar acidentes com empilhadeiras
Empilhadeiras são um elemento indispensável na construção civil, providenciando facilidade no transporte de cargas pesadas e simplificar as operações.
Com qualquer equipamento pesado, riscos estão sempre presentes durante a sua operação. Acidentes envolvendo empilhadeiras são um dos tipos mais comuns em construções, levando a demoras no progresso do projeto, altos valores de reparo e possíveis ferimentos aos operadores.
Compreender os riscos envolvidos na operação e aplicar as medidas de segurança necessárias é crítico para prevenir esses acidentes e reduzir o risco de danos ao trabalhar com empilhadeiras.
Colisões de empilhadeira
Colisões e quedas de empilhadeiras são um dos maiores perigos da sua operação. Caso um trabalhador pule de uma empilhadeira, acabe em sua frente acidentalmente ou algo similar, as chances de danos sérios são altas.
Juntamente, a colisão com estantes de produtos ou estruturas em construção pode ser altamente prejudicial. O treinamento e cuidado de todos os envolvidos utilizando o espaço durante a operação são vitais para prevenir esses acidentes.
Quedas de objetos
Acidentes envolvendo a queda de objetos pesados de empilhadeiras são preocupantes para ambos operadores e pedestres passando pelo espaço. Isso pode acontecer por diversos motivos como objetos mal presos à empilhadeira, a má operação do equipamento ou garfos danificados ou curvados.
Antes de qualquer operação, é vital garantir que os objetos a serem transportados estão bem presos e seguros à empilhadeira, assim como verificar a integridade do equipamento antes mesmo de carregar o mesmo.
Cuidados com o Monóxido de carbono
As empilhadeiras de combustão emitem monóxido de carbono durante seu uso, sendo somente recomendadas para o uso externo bem ventilado. Caso utilizadas em locais apertados ou internos, é possível causar danos à saúde de todos no ambiente, por meio da exposição ao químico resultando no envenenamento colateral por monóxido de carbono.
Para espaços internos, sempre opte pelas empilhadeiras elétricas, que não só eliminam esse risco como são mais silenciosas e poderosas.
Importância da inspeção rotineira de empilhadeiras
Para prevenir acidentes e manter suas empilhadeiras em boas condições para a operação segura, é essencial realizar uma inspeção (e se necessária, manutenção) rotineira durante o período de duração do projeto específico.
Por seu uso frequente, garantir que a máquina está em boas condições faz toda a diferença.
A REMOCARGA está presente no mercado há mais de 20 anos com soluções logísticas de equipamentos para movimentação de cargas. Prestamos serviços de venda de equipamentos, venda de peças, locação de empilhadeiras, locação de plataformas elevatórias, manutenção preventiva e corretiva, com ética e mão de obra especializada
VOLTAR